quinta-feira, 14 de abril de 2011

Um convite à pratica de exercícios


Que tal uma paisagem com muito verde, e um clima agradável para fazer uma caminhada? De repente, durante o percurso, dê até para exercitar alguns músculos em aparelhos de ginástica como se estivesse em uma academia ao ar livre. E tudo isso 24 horas por dia à disposição grátis. Não se trata de um condomínio fechado, reservado a poucos, trata-se de um espaço público em que se localiza uma das mais tradicionais praças de Belo Horizonte, a Praça Floriano Peixoto. Localizada em frente ao 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, no bairro Santa Efigênia, a praça é uma das mais antigas da cidade e era uma das 24 praças que constavam na primeira planta de Belo Horizonte.
Recentemente, a praça foi reformada em uma parceria com a iniciativa privada. Houve um investimento de cerca de dois milhões de reais, sendo entregue o espaço à população, em novembro do ano passado. Foi feito um grande projeto paisagístico e de iluminação e acessibilidade, reforma dos brinquedos que já existiam, e uma novidade: instalação de brinquedos para crianças cadeirantes, algo inédito até então em um espaço público na cidade. Os praticantes de corrida e caminhada além da pista específica, contam também com barras para alongamento e aparelhos similares aos encontrados em academias. Há também aparelhos especiais para a prática de exercícios aos idosos. Todos os aparelhos instalados na praça contêm no chão, instruções de como usá-los. Confira no vídeo os aparelhos e brinquedos que podem ser encontrados na praça:




Veja mais matérias sobre as praças de Belo Horizonte


As faces do Santa Tereza
O asfalto e o verde em BH
Praça 7 de setembro - Referência do hipercentro de BH
Praça da Liberdade - O símbolo da capital
Escolhida por todos (Praça da Estação)

terça-feira, 22 de março de 2011

Breve História da banda Creedence Clearwater Revival

O Creedence Clearwater Revival foi uma das maiores bandas do cenário do rock and roll mundial. Veja um breve resumo da carreira da banda, incluindo os discos de estúdio lançados entre 1968 e 1972.

sábado, 19 de março de 2011

Blocos Econômicos

Os blocos econômicos são agrupamentos de países que têm como objetivo, permitir uma maior integração econômica entre os países membros.
Geralmente, o início dos blocos econômicos se dá com a constituição de uma área de livre comércio, que tem como objetivo a isenção das tarifas de importação de produtos entre os países membros. Assim, um bem produzido em determindado país poderá ser vendido em outro país com diversos benefícios fiscais.
Entre os blocos econômicos, pode existir também a constituição de uma união aduaneira, onde os objetivos abrangem a criação de regras comuns de comércio com países exteriores ao bloco.
Outro caso é o chamado mercado comum, que sugere uma integração econômica com a adoção das mesmas normas de comércio interno e externo. Isto unifica as economias, podendo até haver a criação de uma moeda única a ser adotada nos países participantes. Um bom exemplo é a União Européia, que criou o Euro, moeda oficial de 17 entre os 27 países que fazem parte do bloco.
Além da União Européia, podemos citar como exemplos de blocos econômicos: O Mercosul (Mercado Comum do Sul), o NAFTA(Acordo de Livre Comércio da América do Norte) e o APEC(Fórum Econômico da Ásia e do Pacífico).

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Edvander fala sobre seu trabalho final no curso de Jornalismo

Edvander Luíz é aluno do 7º período do curso de Jornalismo de uma faculdade daqui de Belo Horizonte e fala sobre sua idéia para o Projeto Experimental I, disciplina que será a base para seu trabalho final no próximo semestre.
Segundo Edvander, sua intenção é estudar a questão da ética na relação com os meios de comunicação, principalmente quando o assunto é política. Um dos tópicos que ele quer discutir é acerca do relacionamento da imprensa com os presidentes brasileiros, se houve alguma tendência de perseguição ou benevolência dos veículos de comunicação perante aos governantes.
Entre as discurssões, ele cita o exemplo quando em 2009, o governo Lula lançou o Programa Nacional dos Direitos Humanos.Um dos tópicos do Programa falava sobre uma possível regulamentação da imprensa e por causa disso, a mídia então, criticou bastante o presidente Lula, acusando-o de querer censurar a imprensa. Edvander lembra ainda, a frase de um leitor do jornal O Tempo que o fez refletir sobre o assunto: segundo o leitor, se os médicos,engenheiros e outros profissionais têm seu orgão fiscalizador, porque então os jornalistas não podem ser questionados sobre a falta de ética em um trabalho que deveria ser imparcial?
De acordo com Evander, a idéia é portanto, questionar e entender porque a imprensa, uma classe que durante a ditadura militar, lutou tanto por liberdade de expressão, hoje abusa desse direito com irresponsabilidade. Discutir até que ponto um jornalista pode usar de seu direito de liberdade de expressão, se deve ou não haver limites, se deve ou não existir punições em relação a abusos na profissão.