Edvander Luíz é aluno do 7º período do curso de Jornalismo de uma faculdade daqui de Belo Horizonte e fala sobre sua idéia para o Projeto Experimental I, disciplina que será a base para seu trabalho final no próximo semestre.
Segundo Edvander, sua intenção é estudar a questão da ética na relação com os meios de comunicação, principalmente quando o assunto é política. Um dos tópicos que ele quer discutir é acerca do relacionamento da imprensa com os presidentes brasileiros, se houve alguma tendência de perseguição ou benevolência dos veículos de comunicação perante aos governantes.
Entre as discurssões, ele cita o exemplo quando em 2009, o governo Lula lançou o Programa Nacional dos Direitos Humanos.Um dos tópicos do Programa falava sobre uma possível regulamentação da imprensa e por causa disso, a mídia então, criticou bastante o presidente Lula, acusando-o de querer censurar a imprensa. Edvander lembra ainda, a frase de um leitor do jornal O Tempo que o fez refletir sobre o assunto: segundo o leitor, se os médicos,engenheiros e outros profissionais têm seu orgão fiscalizador, porque então os jornalistas não podem ser questionados sobre a falta de ética em um trabalho que deveria ser imparcial?
De acordo com Evander, a idéia é portanto, questionar e entender porque a imprensa, uma classe que durante a ditadura militar, lutou tanto por liberdade de expressão, hoje abusa desse direito com irresponsabilidade. Discutir até que ponto um jornalista pode usar de seu direito de liberdade de expressão, se deve ou não haver limites, se deve ou não existir punições em relação a abusos na profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário